Tuesday, December 26, 2006

A torre da Bohemia

A Centralcer está a pagar a recuperação da torre dos Clérigos. Muito bem. Entende-se lindamente a aposta mecenática da cervejeira com sede em Lisboa. É que a sua concorrente Unicer de Leça do Balio, por via da marca Super Bock, lidera, salvo o erro, o mercado das cervejas português, com um domínio esmagador a Norte. Ora, para a “sulista” Centralcer, patrocinar a limpeza de um dos símbolos arquitectónicos maiores da capital nortenha tem um impacte muito forte. O problema é que, a pretexto do restauro da obra de Nasoni, a igreja e a torre praticamente desapareceram, cobertas por enormes painéis têxteis com publicidade da cerveja Bohemia emborcada por um dos 007, o senhor Pierce Brosnan. Não criticamos a presença esmagadora da Bohemia, da cervejeira “de Lisboa” e do senhor Brosnan nas fachadas dos Clérigos. A Centralcer entende, na minha opinião mal, que essa é a forma de rendibilizar o investimento que está a fazer. O mal está em quem, a coberto de um apoio meritório, permite que praticamente se eclipse, durante muitos meses, uma das marcas mais fortes do Porto setecentista.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home